Cuiabá abre novos leitos de UTI e requisita Hospital Militar para tratar casos de covid.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Cuiabá vai disponibilizar mais 20 leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital São Benedito, para tratamento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19, aumentando de 135 para 155 os números de vagas nos hospitais do Município.
O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro, nesta terça-feira.
A novidade é que o Hospital São Benedito passa a atender apenas casos da Covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que é atualmente é o Hospital Referência para tratamento da doença.
Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá vai contar com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com o novo coronavírus, sendo 18 na UPA, Unidade de Pronto Atendimento, do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos.
Emanuel Pinheiro requisitou ainda a administração do Hospital Militar de Cuiabá para atender, exclusivamente, pacientes diagnosticados covid-19.
Com isso, Cuiabá ganha mais 74 leitos exclusivos, entre UTIs e enfermarias, para pacientes infectados com a doença.
“Nós requisitamos administrativamente o Hospital Militar e estamos correndo contra o tempo para implantar 40 leitos de enfermeira na unidade”, explicou o prefeito da capital.
De acordo com Emanuel Pinheiro, outros 19 novos leitos de enfermaria serão instalados no antigo pronto-socorro de Cuiabá. No local, já funcionam 95 leitos de UTIs, sendo 15 infantis, e 77 de enfermaria.
O prefeito disse ainda que são 31 pacientes na fila por leito de UTI covid, sendo 27 do interior, que buscam atendimento na Capital.