Covid: Destinação de urgência da Justiça do Trabalho e MPT garante sedativos para manter pacientes intubados dormindo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

TRT FM - Cuiabá

Destinação de recursos - A Vara do Trabalho de Juína autorizou o repasse de quase trezentos mil reais para a compra de medicamentos sedativos necessários para manter pacientes com covid-19 intubados. O valor vai permitir a aquisição de duas mil doses do remédio. Antes da destinação, o município tinha medicamento apenas para dezoito dias e, por conta disso, as UTIs da cidade corriam o risco de serem fechadas pela falta de insumos, como conta o juiz do trabalho de Juína, Adriano Romero.

“Por conta disso o projeto foi apresentado em estado de emergência, de urgência, urgentíssima. Como o Ministério Público do Trabalho se fazia presente aqui na nossa região, nós tínhamos uma reunião ordinária para ser realizada e acabou dando certo de nós nos reunirmos e nessa reunião, urgente, urgentíssima, o projeto foi apresentado e aprovado e nós destinamos para o município quase trezentos mil reais para duas mil ampolas”.

A ação atende pedido da prefeitura local, que entregou projeto ao comitê de deliberação de recursos, entidade que decide sobre a destinação dos valores oriundos das condenações impostas pela Justiça do Trabalho em ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Trabalho e em termos de ajustamento de condutas. 

“A compra desses medicamentos é de uma importância extremamente grande. A Justiça do Trabalho mais uma vez demonstrou para a sociedade, estado de Mato Grosso e aqui de Juína que ninguém está de olhos fechados para a realidade que se encontra tão presente, que o que é possível fazer, dentro da legalidade, será feito”, explica o magistrado.

O projeto foi aprovado em caráter de urgência no começo deste mês. Juína conta hoje com dez leitos habilitados, que foram criados com verbas destinadas pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho no ano passado. Desse total, oito estão sendo usados por pacientes que precisam de ventilação mecânica e que usam sedativos anestésicos e relaxante muscular.

“Eu me recordo que a Vara do Trabalho de Juína foi uma das primeiras a fazer destinação para esse fim, quando destinamos quase oitocentos mil reais para que a prefeitura pudesse construir ou implementar dez UTis, deixando um legado aqui para a nossa cidade. Claro, que depois vieram outras destinações muito importantes na área de covid, como por exemplo o projeto social que foi contemplado ligado a biblioteca digital e a entrega delivery”, conclui o juiz Adriano Romero.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.