Cooperativa pede apoio de Botelho para ampliar a capacidade de produção de leite.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com 140 famílias, o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que fica na comunidade rural do Sadia I, em Várzea Grande, recebeu a visita do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, no último fim de semana, para debater ações que fomentem a produção dos pequenos produtores da região, que tem forte potencial à bacia leiteira.
No local, foi implantado um projeto modelo, através da CoopergrandeLac, que recebe leite in natura dos produtores de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Barra do Bugres e Rosário Oeste, coletando em média 80 mil litros de leite por mês, de 21 produtores, sendo nove oriundos da agricultura familiar, para o preparo de diversos tipos de queijos e bebidas lácteas.
Botelho, que é o presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, recebeu solicitação da Cooperativa pleiteando novos investimentos para fomento do setor com a aquisição de caminhão com tanque resfriador e veículo com refrigeração para entrega dos produtos.
Outro objetivo dos cooperados é ampliar a capacidade de beneficiamento para 120 mil litros de leite mensais, conforme explicou o diretor-presidente da cooperativa, João Wanderley Vilela Garcia.
“A implementação vai nos proporcionar a oportunidade de gerar empregos e renda, direta e indiretamente”, afirmou Garcia.
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa assistência e Extensão Rural, também apoia o projeto e agradeceu o empenho de Botelho em defender a assistência pública e gratuita a serviço do agricultor familiar através da Empaer, que tem mais de 55 anos de história e serviços prestados.
Também reforçou a importância de investimentos em equipamentos e máquinas para melhorar a produtividade.
Botelho reforçou a importância do projeto, que pode servir de referência para outras regiões do estado.