| 05 Construção da Ferrovia Estadual vai gerar quatro mil vagas de empregos em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio
O Sistema Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, através do Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e do IEL, Instituto Euvaldo Lodi, vai selecionar, recrutar e capacitar mais de quatro mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo, gerenciada pela empresa Rumo.
Iniciada em novembro de 2022, as obras da nova ferrovia terão mais de 700 quilômetros de extensão e vão ligar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
Com previsão de ser concluída em prazo máximo de 10 anos, as obras vão beneficiar 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.
O Senai MT vai disponibilizar os cursos de qualificação profissional para a construção civil, com formação em: ajudantes de obras, armador de estruturas, carpinteiro, encarregado, mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção.
Também serão oferecidos cursos para operador de caminhão basculante, operador de caminhão pipa, operador de caminhão guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.
Já o IEL MT vai selecionar e recrutar os trabalhadores, disponibilizando o Banco de Talentos dos formados nos cursos.
O recrutamento será feito após o cadastro dos currículos e triagem dos profissionais para as vagas disponíveis.
A parceria do IEL e do Senai é com a Rumo, mas quem vai contratar são as construtoras que estão fazendo a obra.
As inscrições poderão ser feitas no Centro de Empregabilidade do IEL Mato Grosso que fica na unidade do Senai de Rondonópolis.