CONSCIENTIZAÇÃO. Evento “Plante Água” mobiliza estudantes em ação de educação ambiental em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Francinei Marans

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:


Cerca de 120 estudantes da rede municipal de Cuiabá participaram, na última sexta-feira, do evento “Plante Água”, realizado no Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá.

A iniciativa foi uma das ações pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e reuniu poder público e iniciativa privada em uma programação voltada à conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos.

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, o projeto marcou o início de uma série de atividades que devem alcançar, ao longo do ano, os cerca de 60 mil alunos da rede municipal.

Segundo o diretor geral de Redes da Educação, Paulo Pereira Epifânio, o foco principal é formar pessoas mais conscientes desde a infância.

Ele destacou a importância da conscientização sobre o uso sustentável da água. O diretor lembrou que é preciso ensinar desde cedo que ela não é um recurso inesgotável.

Paulo Pereira reforçou que se a criança aprende isso agora, ela leva esse conhecimento para casa e se torna um agente multiplicador.

O evento também destacou a identidade de Cuiabá como uma cidade marcada pela presença de rios e córregos.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Portocarrero, a ação é estratégica para preservar esse patrimônio natural.

A programação contou ainda com um elemento cultural para ampliar o alcance da mensagem ambiental.

Já para os educadores, a experiência fora da sala de aula amplia o impacto do conteúdo trabalhado.


Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima