Confirmação de gripe aviária em Mato Grosso faz governo decretar emergência por 90 dias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Celso Tavares

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território de Mato Grosso por um período inicial de 90 dias.

A medida foi tomada após a confirmação da presença do vírus da gripe aviária em aves de uma propriedade que fica no município de Campinápolis, na região do Araguaia.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira. O prazo de vigência começou a contar a partir dos dados de detecção do vírus e poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

Com a decretação de emergência, o Governo do Estado está autorizado a fazer compras emergenciais destinadas ao combate e controle da doença.

O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, também recebeu poderes para editar normas complementares, com o objetivo de organizar e executar as ações necessárias frente à situação.

A medida visa garantir uma resposta rápida e eficaz para conter o avanço da doença, protegendo tanto a saúde animal quanto a cadeia produtiva avícola do estado.