| 07 COMUNICAÇÃO OBRIGATÓRIA. Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro.mp3 |
Foto da manchete: Indea/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
No dia 1º de novembro começa a Campanha de Atualização do Estoque de Rebanhos em que produtores rurais de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais são obrigados a informar ao Governo do Estado, através do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, o quantitativo do rebanho e dados da propriedade.
Aquele que não informar está sujeito à multa de seis mil 800 reais e fica impedido de emitir a GTA, Guia de Trânsito Animal, a partir do dia sete de novembro, exceto se o animal for para abate.
Criadores de ovinos, caprinos, equinos, muares, aves, como peru, pato, marreco, galinha e codorna, peixes, e abelhas também precisam declarar.
A comunicação da quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou pela internet, por meio do acesso ao Módulo do Produtor.
E o produtor que ainda não tiver acesso ao módulo, deve requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.
Realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, a campanha de atualização de estoque de rebanho substituiu a campanha de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.
Para mais informações sobre a campanha, acesse o site do Indea.