Compras de natal devem movimentar mais de dois bilhões em Mato Grosso, diz pesquisa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma pesquisa realizada entre os dias 26 de outubro a nove de novembro mostrou que o Natal de 2023 promete um aumento de 14,86% do faturamento do comércio, em relação a 2022.

O objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos de compra no feriado natalino deste ano, que prevê uma movimentação de pouco mais de dois bilhões de reais.

Segundo os dados coletados pelo estudo da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas, os itens mais procurados para presentear são: roupas e calçados, com 47,8%, brinquedos, 16,1%, produtos de beleza, são 15,7%, e celulares/smartphone, com 4,9%.

Outros produtos foram citados, porém com menor índice de intenção, como artigos esportivos, eletrodomésticos e móveis em geral.

Os entrevistados disseram ter a intenção de comprar até 4 itens para presentear neste natal.

Muitos consumidores mato-grossenses também demonstraram a intenção de viajar.

Dos entrevistados, 24,6% responderam que pretendem viajar neste final de ano.

Deste total, 78,5% escolheram outros estados do Brasil, 19,1% preferem circular pelo Estado e 2,4% para outros países.

A CDL pontuou que as previsões positivas consideram que no ano passado, houve eleições e copa do mundo, o que pode ter afetado as vendas. Para este ano, o foco são as compras no período natalino.

Por esse motivo, segundo a instituição, há uma expectativa que, em relação às compras, este seja o melhor natal dos últimos cinco anos.