| Como governador, Russi sanciona lei e cria Delegacia Especializada de Roubo de Cargas.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Dep. Max Russi
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Nesta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, assumiu interinamente o Governo do Estado.
Russi foi governador por um dia, enquanto Mauro Mendes estava em uma viajem para a Bolívia, ao lado do vice-governador Otaviano Piveta.
No exercício de chefe do executivo estadual, Max sancionou, a Lei Complementar 691, que cria a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso.
A proposta, de autoria do próprio parlamentar, foi apresentada na Casa de Leis e aprovada pelos deputados estaduais.
A nova medida atribui à investigação de furto ou roubo de bancos, caixas eletrônicos, defensivos agrícolas e cargas transportadas em vias terrestres, fluviais ou aéreas à Divisão de Investigações Especiais da Polícia Civil, fortalecendo apoio às averiguações de crimes em andamento em outras delegacias.
Max lembrou que em Mato Grosso, a cada ano, aumenta a incidência do roubo de cargas, conforme o Sindicato de Empresas de Transportes e Cargas de Mato Grosso, que argumenta que as transportadoras têm sido as mais prejudicadas.
Em 2019, o deputado Max Russi sugeriu a criação de políticas integradas de segurança pública nas rodovias federais e estaduais de Mato Grosso, em cooperação entre as forças policiais do Estado e da União, no combate ao roubo de cargas e caminhões.