| Comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá abrir nos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra.mp3 |
Jurandir Antonio
O comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar normalmente durante os próximos feriados de Proclamação da República e Consciência Negra, 15 e 20 de novembro respectivamente.
A informação foi dada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá. Segundo a CDL, acordo nesse sentido foi firmado na Convenção Coletiva de Trabalho de 2019, entre Sindicato dos Comerciários e entidades de representação patronal do setor.
A abertura dos estabelecimentos é facultativa e todas as regras estipuladas pela convenção coletiva de trabalho sejam cumpridas, como a remuneração em dobro das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal.
O pagamento se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é facultativo em grande parte dos estados brasileiros, mas em Mato Grosso é feriado estadual.
O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, acredita que essa seja uma boa oportunidade do lojista melhorar as vendas, especialmente pela proximidade do Natal.
"O segundo semestre é de bastante movimento no comércio, muita gente deixa para comprar as coisas de última hora, mas uma boa parte da população prefere se antecipar, portanto, é válido pensar na possibilidade de trabalhar nesses dias, mesmo que em horário reduzido", avaliou Granja.