| 04 Começam dia cinco de maio as aulas do Mais MT Muxirum nos 142 municípios.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com investimento de mais de 16 milhões de reais no Programa MT Mais Muxirum, a Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, pretende alfabetizar em 2025 mais de 17 mil pessoas com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, não aprenderam a ler e escrever.
As aulas do programa começam no dia cinco de maio com adesão de todos os 142 municípios do Estado.
De acordo com a Seduc, o objetivo do Muxirum é dar a oportunidade àquelas pessoas com idade a partir de 15 anos que não aprenderam a ler e escrever
A nova etapa do programa, que visa combater o analfabetismo e promover a inclusão educacional, vai contar com 159 coordenadores locais e mil 427 alfabetizadores.
Durante os oito meses do curso, eles vão receber mensalmente bolsa-auxílio de mil reais e mil e 300 reais, respectivamente.
Com material pedagógico específico, o atendimento aos estudantes é flexibilizado e facilitado em relação ao local, podendo ser realizado em centros comunitários, igrejas ou escolas, escolhidos pela Diretoria Regional de Educação nos 13 polos do Estado.
As turmas são reduzidas, de 10 a 12 estudantes no máximo, para que tenham um desempenho melhor.
As aulas têm carga horária de 12 horas semanais, totalizando 384 horas anuais.
De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, a meta é reduzir o índice de analfabetismo em Mato Grosso para menos de 4% até o final de 2025.