Começa nesta terça-feira a cobrança pelo estacionamento no sistema rotativo nas ruas de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

Depois de mais de 100 dias de Operação Assistida, com orientação e conscientização da população, o novo sistema de estacionamento rotativo de Cuiabá, o ‘Cidade Verde Estacionamento Rotativo Digital’, começa a funcionar nesta terça-feira.

Inicialmente, serão disponibilizadas duas mil 300 vagas na área central de Cuiabá, com o valor médio de três reais e 40 centavos a hora/carros e dois reais a hora/motos. 

Segundo a empresa que vai administrar o serviço, o sistema oferece uma operação mais moderna e eficaz, que visa aprimorar a mobilidade urbana, além de impulsionar o comércio local.

O estacionamento rotativo é operado por meio de uma PPP, Parceria Público Privada, com a Prefeitura de Cuiabá.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das sete horas da manhã até as sete da noite, e aos sábados, das sete da manhã até uma da tarde.

O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare.

O tempo máximo para permanência nas vagas é de quatro horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.

A PPP vai investir cerca de 130 milhões de reais no projeto que engloba, além do novo sistema de estacionamento, a construção e operação do novo Mercado Municipal, além da modernização dos espaços públicos com a implantação de bancos, pontos de ônibus, suportes para bicicletas e relógios com conectividade.