Começa nesta sexta-feira a Etno Expo que destaca culturas indígenas em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Sedec

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Caalcanti

Texto do áudio:

 

A terceira edição da Etno Expo será realizada nos dias 27 e 28 de junho na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, com a participação de oito comunidades indígenas e especialistas no segmento.

Uma feira cultural e de negócios dedicada à valorização das culturas indígenas e ao fortalecimento do etnoturismo.

Mais que uma celebração cultural, a Etno Expo é uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

O objetivo é promover aldeias como destinos turísticos, apoiar as tradições dos povos originários e movimentar a economia local por meio do turismo de base comunitário.

O evento é organizado pelo Sebrae Mato Grosso com as prefeituras de Campo Novo do Parecis e Sapezal.

O Governo do Estado, por meio da Sedec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é um dos apoiadores do evento e deste segmento do turismo em Mato Grosso.

O etnoturismo é uma modalidade que promove o contato direto com os modos de vida dos povos tradicionais, por meio de atividades como imersão em aldeias, oficinas culturais, observação da fauna, pesca esportiva e vivências com as comunidades.

Um mapeamento da Sedec em 2024 apontou que, em Mato Grosso, 19 etnias já desenvolvem atividades turísticas, consolidando o estado como referência nacional nesse tipo de turismo.

A programação do evento prevê apresentações culturais, rituais tradicionais, oficinas de artesanato e culinária indígena, além de palestras sobre empreendedorismo indígena e turismo em terras indígenas.

A Etno Expo 2025 é gratuita e aberta ao público, sendo uma oportunidade única para vivenciar a ancestralidade, conhecer novos destinos turísticos e contribuir com a geração de renda e valorização das culturas indígenas de Mato Grosso.