| 08 Começa nesta sexta-feira, em Cuiabá, o 3º Festival do Queijo e Produtos Lácteos.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Seaf/Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
A força da produção de queijos e derivados lácteos da agricultura familiar de Mato Grosso estará em destaque na 3ª edição do Festival do Queijo e Produtos Lácteos, que será realizada nos dias três e quatro de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, às seis horas da tarde, na Arena Principal – Pavilhão de Eventos.
O evento é uma promoção do Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, com apoio da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e Sebrae Mato Grosso.
O objetivo da iniciativa é fortalecer a produção regional, ampliar oportunidades de mercado e valorizar os produtos que vêm conquistando reconhecimento pela qualidade e diversidade.
Durante os dois dias, das duas horas da tarde até às dez da noite, o público poderá visitar a feira de produtores, conhecer e adquirir queijos artesanais e outros derivados lácteos, além de participar de oficinas práticas, acompanhar a Cozinha Show, aproveitar a praça gastronômica e conferir o Concurso de Queijos de Mato Grosso, que reconhecerá os melhores produtos inscritos em diferentes categorias.
Atualmente, Mato Grosso conta com 44 agroindústrias certificadas com o Siapp, Selo de Agroindústria de Pequeno Porte.
A certificação garante segurança alimentar, agrega valor aos produtos e amplia as oportunidades de comercialização para os pequenos produtores rurais.
Além de incentivar a excelência na produção, o Concurso de Queijos promove o intercâmbio de conhecimentos entre produtores, estimula a inovação e amplia a visibilidade dos queijos produzidos no Estado, fortalecendo toda a cadeia produtiva.
Com entrada gratuita, o festival também contará com uma ampla programação gastronômica e técnica, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer, degustar e adquirir produtos da agricultura familiar, além de participar de oficinas, assistir às aulas da Cozinha Show e prestigiar os melhores queijos produzidos em Mato Grosso.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti