Começa na quinta-feira a FIT Pantanal que vai celebrar a diversidade cultural mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Fecomércio

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio: 

Cuiabá se prepara para receber uma das maiores celebrações da identidade cultural mato-grossense.

A FIT, Feira Internacional de Turismo do Pantanal 2025 promove, esta semana, o festival “Turismo é Cultura”, com apresentações artísticas que evidenciam a pluralidade das tradições locais.

O evento acontece sempre das seis e meia da tarde às dez da noite, no Centro de Eventos do Pantanal. 

Ao longo de quatro dias, o público poderá assistir a 18 grupos culturais vindos de todas as regiões do estado.

O destaque vai para manifestações que percorrem a diversidade do território mato-grossense, do siriri e do rasqueado ao boi brinquedo, passando pela quadrilha junina, catira, dança do Congo, lambadão e tradições gaúchas. 

A abertura, na quinta-feira, cinco de junho, contará com apresentações da Quadrilha Junina Chumbo do Sertão e do Grupo Dança Boi Brinquedo, ambos de Lucas do Rio Verde, além do Grupo Cultural Estrela Guia, de Várzea Grande, e Os de Fora, de Tangará da Serra. 

E no encerrando, a programação de domingo, oito de junho, prevê apresentações dos grupos de Rasqueado e Lambadão Estrela Guia, Várzea Grande, Os Mascarados de Poconé, Divino Siriri, de Bom Sucesso e Lambadeiros de Elite de Cuiabá. 

Com entrada gratuita, o festival reforça a importância da cultura como fator de fortalecimento do turismo no estado, o que os próprios artistas fazem questão de reforçar. 

Os artistas consideram a FIT Pantanal uma vitrine importante para a cultura mato-grossense e uma oportunidade para que mais pessoas possam conhecer a diversidade de Mato Grosso.