Com redução nos preços de insumos, confinamento em Mato Grosso deve crescer 43%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio


Mato Grosso deve confinar um milhão 330 mil bovinos em 2026, alta de 43,41% em relação às quase 929 mil cabeças registradas no ano passado, segundo levantamento do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

A projeção, porém, é 7,71% menor que a estimativa divulgada em abril, quando o estado esperava confinar um milhão 440 mil animais.

A redução nos preços de insumos como milho, caroço de algodão, DDG e farelo de soja ajudou a estimular a atividade, mas o custo da diária de confinamento subiu para 13 reais 62 centavos por cabeça.

A valorização dos animais de reposição é apontada como um dos principais fatores de pressão sobre os pecuaristas.

O preço da reposição é a maior preocupação entre os produtores consultados, à frente das cotações do boi gordo e de fatores políticos e externos.

Para o segundo semestre, 80,74% dos animais confinados devem ser destinados ao abate, com quase metade das entregas previstas entre setembro e novembro.

A concentração dos abates ocorre em um período de atenção para o mercado da carne bovina, diante da dependência das exportações e das oscilações nos preços.

Por enquanto o setor mantém a expectativa de crescimento do confinamento, apesar da necessidade de maior capital e da cautela com a rentabilidade.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti