| 01 Com participação expressiva dos municípios, começa nesta terça-feira a Conferência Estadual de Cultura.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer realiza nesta terça, quarta e quinta-feira, 24, 25 e 26 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, a 5ª Conferência Estadual de Cultura.
O evento, que terá o tema alinhado ao nacional ‘Democracia e Direito à Cultura’, vai reunir representantes do Poder Público e da sociedade civil.
É na Conferência Estadual que os representantes do setor propõem diretrizes, estratégias, programas e ações para o desenvolvimento da política cultural de Mato Grosso.
A realização das conferências locais e regionais é uma exigência para participação de estados e munícipios na Conferência Nacional de Cultura, agendada para quatro a oito de março de 2024, em Brasília.
Nos eventos municipais e estaduais, além de avaliação e proposição de ações e metas, também são eleitos os representantes legais que terão direito a voto no encontro nacional, que define os eixos prioritários para investimentos na cultura de todo país.
Durante os três dias de encontro, acontece uma oficina de capacitação de gestores ministrada pelo Ministério da Cultura, palestra sobre o tema e eixos temáticos da Conferência.
Tem ainda a aprovação do Regimento Interno da 5ª Conferência Estadual de Cultura, discussões em Grupos de Trabalho, eleição de delegados e aprovação das propostas de políticas públicas que serão levadas para a Conferência Nacional.
A organização do evento espera participação de pelo menos 400 pessoas nos três dias de programação.
De acordo com a comissão organizadora, até meados de outubro, 105 municípios tinham realizado conferências municipais e intermunicipais, com participação de mais de cinco mil gestores públicos e fazedores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.