Com explosão de casos de Covid-19, AMM pede adiamento das eleições em Torixoréu

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, solicitou ao TRE, Tribunal Regional Eleitoral, o adiamento da eleição para prefeito em Torixoréu, prevista para 11 de abril.

 

Segundo a AMM, com o novo aumento de casos de covid-19, realizar uma eleição poderá aumentar a transmissão do vírus não só na cidade, como nos municípios da região.

 

"O contágio pelo novo coronavírus tem subido rapidamente nas últimas semanas e o controle efetivo da doença, mesmo com as iniciativas da vacinação parece estar longe do fim no país, infelizmente", diz trecho do documento encaminhado pela AMM ao TRE.

 

Os partidos políticos e as coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até às sete horas da noite desta terça-feira, dois de março.

 

Os candidatos, já devidamente registrados na Justiça Eleitoral, podem iniciar sua propaganda eleitoral na quarta-feira, três de março.

 

Já a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV começa no dia cinco de março e termina no dia oito de abril, mesmo prazo para realização de debates. 

 

Torixoréu terá uma nova eleição porque a candidata que ganhou em novembro de 2020, Inês Moraes Mesquita Coelho, teve seu registro de candidatura indeferido.

 

Inês é esposa do ex-prefeito de Torixoréu, Odoni Mesquita, que administrou a cidade de 2013 a 2016.

 

Em 2016, ela foi eleita e em 2020, foi reeleita. No entanto, sua candidatura foi indeferida com base na legislação que veda mais de dois mandatos seguidos do mesmo grupo familiar.

 

Estão aptos a participar da eleição suplementar três mil 308 eleitores de Torixoréu. 

 

A sugestão da AMM é que a eleição de Torixoréu seja realizada na mesma data que a de Acorizal, município que está na mesma situação, mas sem data definida para a realização do pleito.

Na avaliação da AMM a realização da eleição nas duas cidades no mesmo dia "traria economia de custos e de servidores à disposição para apuração em uma data única".

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.