| Com estoque em situação crítica, MT Hemocentro volta a pedir doação de sangue.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com o estoque em situação crítica.
Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a carência maior é pelo tipo Ó Positivo.
A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em unidades do SUS, Sistema Único de Saúde, em todo o Estado.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o atendimento aos doadores continua sendo feito por agendamento. São atendidas dez pessoas por hora, de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã as cinco e meia da tarde.
Gian explica que o agendamento é uma medida preventiva para evitar aglomeração e assegurar a saúde dos doadores e dos profissionais da unidade nesse período de pandemia da Covid-19.