Com 22% da população vacinada, Araguainha é a única cidade de MT que não registrou mortes por covid-19.mp3 |
Foto da manchete: Miguel Noronha
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso registrou nesta segunda-feira, quase 11 mil mortes por covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.
O novo coronavírus já matou pessoas em quase todos os municípios do estado.
Apenas a pequena cidade de Araguainha ainda não registrou óbitos pela doença.
O menor município do estado, com população estimada em 2020 pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 946 pessoas, tem atualmente apenas um caso ativo da doença.
Desde a chegada da pandemia no ano passado, a Prefeitura registrou 25 casos confirmados, dos quais 24 já estão recuperados. O baixo número de infectados tem algumas razões
A baixa circulação da população em localidades de pequeno porte é tida por especialistas como uma das principais explicações para o sucesso na contenção do vírus.
Para a gestão municipal, a atuação rápida para detecção de casos, as medidas de orientação de quem mora na cidade e a maior facilidade em dar andamento à vacinação do pequeno número de habitantes também são razões para o bom desempenho.
“Por aqui, quando alguém apresenta um sintoma, essa pessoa é logo isolada. Temos feito barreiras sanitárias para quem entra na cidade e continuamos orientando a população para que se mantenha as medidas de higiene pessoal. Fora isso, já estamos conseguindo avançar com mais de 400 doses de vacina aplicadas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Valter Rubens.
Com população acima dos 18 anos estimada em cerca de 800 pessoas, a Prefeitura contabiliza que 22% da população apta a ser vacinada já tenha recebido a imunização completa e que pelo menos 31% recebeu a primeira dose.