| Circuito Universitário promovido pela Aprosoja debate o aquecimento global em nove municípios.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
“Aquecimento global, mito ou realidade? ” Esse é o tema do Circuito Universitário 2019 realizado pela Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.
O evento começou esta semana e termina no dia 31 de outubro, e vai percorrer universidades públicas e privadas de nove municípios, com uma palestra do doutor em Geografia Física e especialista em climatologia, Ricardo Felício.
O encontro é direcionado para acadêmicos do curso de agronomia e será realizado em duas etapas.
Esta semana, o evento passa pelos municípios de Diamantino, Nova Xavantina, Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis.
Já no período de 28 a 31 de outubro, visita Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tangará da Serra.
Este é o sexto ano consecutivo que a Aprosoja Mato Grosso realiza o encontro.
Segundo o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antonio Galvan, o objetivo do Circuito Universitário é colaborar com a formação dos acadêmicos, através de palestras que despertem curiosidade e estimulem o senso crítico dos participantes.
“No ano passado falamos sobre defensivos agrícolas e esse ano, o tema é climatologia, essa celeuma de aquecimento global, tem aquecimento, não tem? Por isso, estamos trazendo um dos melhores nomes do país para falar do assunto. Convido todos os acadêmicos dos municípios por onde o Circuito vai passar, também dos municípios vizinhos, para que participe da palestra com o Ricardo Felício”, afirma Galvan.
Felício é professor do Departamento de Geografia da USP, Universidade de São Paulo, e trabalha divulgando a ciência meteorológica e climática, desmistificando as mudanças climáticas atribuídas ao homem e supostos problemas ambientais correlacionados.