| Cinco casos de possível reinfecção por Covid-19 estão em investigação em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde investiga o possível quadro de reinfecção por Covid-19 em cinco pessoas que moram em Mato Grosso, entre elas, o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo.
Figueiredo está internado em São Paulo, numa unidade semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, referência no país no atendimento a pacientes com Covid-19.
Ele recebe o tratamento conforme sintomas apresentados, na medida em que também passa pelo monitoramento da Doença de Crohn. No fim de junho, o secretário testou positivo para a Covid-19.
Os casos suspeitos de Mato Grosso já foram informados ao Ministério da Saúde, que tem uma lista com 58 pessoas investigadas em todo país.
O estado de saúde do secretário exige cuidados, por causa das comorbidades que ele tem: doença de Crohn e diabetes. Além disso, é bariátrico.
Conforme a Secretaria de Saúde, os cinco casos suspeitos de reinfecção foram registrados nos municípios de Cuiabá, com três, Campos de Júlio e Nobres, com um caso cada um.
O primeiro caso de reinfecção no Brasil foi confirmado na semana passada. É uma enfermeira de 37 anos, de Natal, no Rio Grande do Norte, através da metodologia da Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, por sequenciamento genético.