CIN. Mais de 900 mil pessoas já emitiram a nova Carteira de Identidade em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Em Mato Grosso, mais de 910 mil pessoas já emitiram a nova CIN, Carteira de Identidade Nacional, o que representa cerca de 24% da população do estado.

A primeira via é gratuita e o processo pode ser feito em todos os estados do país.

Ao todo, mais de 30 milhões de brasileiros já aderiram ao novo modelo, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgados até o último dia 23 de julho.

A nova CIN unifica o número do CPF como identificador nacional, substituindo os antigos modelos de RG, que variam de estado para estado.

O objetivo da nova carteira de identidade, além da padronização do documento, é reduzir as fraudes e duplicidade de cadastros e integrar a identificação biométrica das pessoas com maior segurança.

A carteira também conta com QR Code e assinatura digital, o que permite a verificação de autenticidade tanto na versão impressa quanto digital.

Em Mato Grosso, do total de carteiras de identidade nacional emitidas, 479 mil e 700 foram para mulheres e 430 mil e 500 para homens.

Outro dado importante é que mais de 183 mil documentos foram emitidos para pessoas na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade.

A primeira via é gratuita. Em caso de segunda via, pode haver cobrança de taxa, de acordo com a legislação de cada estado. 

Vale lembrar que os documentos antigos seguem válidos até 2032, mas a recomendação do governo é que todos façam a transição gradualmente para o novo modelo.

Além de gratuita na primeira via, a nova carteira é mais segura, evita fraudes, desburocratiza o acesso a serviços públicos e será indispensável para manter benefícios sociais nos próximos anos.