China audita frigoríficos brasileiros em busca de novas habilitações a partir deste domingo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio


Uma missão sanitária da China inicia no próximo domingo, 20 de setembro, uma auditoria no sistema brasileiro de produção de carnes, com visitas a frigoríficos, laboratórios e propriedades rurais até 28 de setembro.

A avaliação poderá resultar na habilitação de novas unidades e na retomada das exportações de plantas atualmente suspensas pelo mercado chinês.

Ao todo, 17 unidades das cadeias bovina, suína e de aves foram incluídas no roteiro.

Entre elas estão frigoríficos da JBS, Minerva e MBRF, incluindo plantas em Vilhena e Rolim de Moura, em Rondônia, e Promissão, no estado de São Paulo.

Em Mato Grosso, seguem suspensas as unidades de Pontes e Lacerda, Matupá e Várzea Grande.
A aprovação dependerá da avaliação dos técnicos chineses sobre os controles sanitários adotados no país.

A missão ocorre após notificações relacionadas à presença de resíduos de medicamentos veterinários e outras substâncias em produtos brasileiros.

O Ministério da Agricultura determinou que frigoríficos revisem programas de autocontrole, reforcem a qualificação dos fornecedores e adotem medidas adicionais de monitoramento.

Para os produtores, cresce a necessidade de registrar tratamentos, doses e períodos de carência antes do abate.

A expectativa do governo é ampliar o número de unidades autorizadas e abrir espaço para a exportação de miúdos bovinos e suínos, aumentando o aproveitamento econômico dos animais.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti