Cerca de seis mil empresas de Mato Grosso devem participar de pesquisa do IBGE

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, começou, nesta segunda-feira, a coleta de dados das pesquisas estruturais por empresas, que vão avaliar o desempenho da Indústria, do Comércio e dos Serviços no Brasil, em 2020.

Além de levantar informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, lucros, áreas de atuação, as pesquisas também servem de base para o cálculo do PIB, Produto Interno Bruto.  

Ao todo, em Mato Grosso seis mil 850 empresas deverão participar da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, da Pesquisa Industrial Anual, da Pesquisa Anual do Comércio e da Pesquisa Anual de Serviços, que terão os questionários aplicados via internet.  

Durante a fase de coleta, as empresas receberão orientação técnica dos agentes do IBGE sobre como responder e enviar questionários.

 

Os informantes também podem conhecer melhor as pesquisas e tirar dúvidas sobre a política de proteção de dados do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br.  Os questionários já estão disponíveis para baixar no endereço questionários.ibge.gov.br.

Neste ano, visando a facilitar o trabalho de preenchimento do questionário, o IBGE disponibilizou um arquivo que, após baixado, se conecta ao sistema das empresas selecionadas, permitindo o preenchimento automático dos dados.

A empresa que deixar de enviar as informações ficará sem o certificado de quitação de informações estatísticas emitido pelo instituto, documento necessário para participar de licitações ou ter acesso a benefícios fiscais em órgãos públicos.

A coleta vai até o dia 19 de novembro e os resultados das pesquisas devem ser divulgados entre junho e agosto de 2022.

Já os dados que foram coletados em 2020 referentes a 2019, o IBGE deverá divulgar os resultados entre junho e agosto deste ano.

Em virtude da necessidade de isolamento social, o IBGE se adequou para que todos os funcionários possam realizar seus trabalhos remotamente.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.