Centro Socioeducativo Feminino de Cuiabá integra projeto nacional “Cria das Letras”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da Rádio TJMT, Elaine Coimbra.

 

O Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino de Cuiabá agora faz parte do projeto nacional “Cria das Letras”. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça, com apoio do Programa Fazendo Justiça e parceria do Grupo Companhia das Letras.

Segundo a juíza coordenadora do eixo socioeducativo do GMF do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Leilamar Aparecida Rodrigues, o projeto dura seis meses e atende, neste primeiro momento, 20 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Os encontros acontecem toda semana. As próprias adolescentes escolhem os livros por meio de Clubes de Leitura.

Além disso, a unidade ganha um reforço importante no acervo com 150 novos títulos para ampliar o acesso à literatura.

As atividades ocorrem dentro e fora do socioeducativo e estimulam a reflexão, o pensamento crítico e o desenvolvimento pessoal das jovens.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política Contra as Drogas, Lenice Silva dos Santos Barbosa, destaca que a leitura abre portas e muda caminhos.

Ana Beatriz, de 17 anos, conta que conheceu o universo dos livros com mais profundidade dentro do próprio socioeducativo. Para ela, a leitura abriu novos horizontes.

O projeto “Cria das Letras” também inclui a formação das equipes do socioeducativo. Os profissionais passaram por capacitação com a Editora Companhia das Letras e continuam acompanhados durante os seis meses de atividades.