Centro de Triagem Covid-19 de Cuiabá já atendeu mais de 111 mil pessoas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19, que funciona na Arena Pantanal, em Cuiabá, auxilia a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio da detecção e tratamento da doença.

 

A unidade completou sete meses de funcionamento em fevereiro.

 

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a oito de fevereiro de 2021, 111 mil 685 pessoas foram atendidas na unidade.

 

Desse total, 18 mil 128 testaram positivo para o novo coronavírus, 61 mil tiveram o resultado negativo e outras 32 mil pessoas apresentaram quadro suspeito de Covid-19.

 

No mesmo período, foram realizadas oito mil 574 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

 

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou mais de 50 mil medicamentos. Os remédios são fornecidos após realização de consulta e com prescrição médica.

 

Somente no dia 15 de fevereiro, o Centro de Triagem registrou 823 atendimentos e realizou 28 exames de tomografia.

 

Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, o Centro de Triagem passou a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

 

O novo teste diminui a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos.

 

Em vez da análise do sangue, o teste faz a análise da secreção nasofaringe. Essa secreção é extraída com o cotonete e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra.

 

Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.