CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

Os produtores rurais ligados à Associação Clube Amigos da Terra, o CAT Sorriso, conquistaram reconhecimento nacional pela produção de alimentos de forma sustentável.

O Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu oficialmente o programa “Gente que Produz e Preserva”, sob gestão e responsabilidade do CAT Sorriso, como cumpridor dos requisitos de boas práticas agrícolas.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União recentemente.

Em pouco mais de dez anos, o grupo, que começou com nove propriedades rurais, que tiveram a produção de soja certificada pelo padrão internacional RTRS, saltou para 54 na safra 2024/2025.

O selo, conferido pela Associação Internacional de Soja Responsável, é uma referência global em sustentabilidade na produção agrícola.

Para obter a certificação, os produtores precisam atender a 108 indicadores que comprovam o cumprimento de boas práticas agrícolas e empresariais, condições de trabalho responsáveis, relacionamento com a comunidade e responsabilidade ambiental.

Ao comemorar a conquista, a coordenadora do CAT, Cristina Delicato, afirmou que o reconhecimento do Ministério da Agricultura representa um marco institucional histórico para o CAT Sorriso e para todos os produtores envolvidos no programa Gente que Produz e Preserva”.

Os associados do CAT cultivam alimentos adotando práticas do Sistema de Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e outras ações que atendem às exigências dos programas federais.