| 02 CASO Oi. PF faz busca e apreensão na casa do ex-governador Mauro Mendes.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes, do União Brasil, a esposa, Virginia Mendes e os filhos Luis Antônio Taveira Mendes, Maria Luiza Taveira Mendes e Ana Carolinne Mendes Facure foram alvos de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão na mansão dos Mendes nesta quinta-feira.
A medida judicial foi autorizada pelo ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, que determinou ainda a retenção dos passaportes e o congelamento das contas bancárias de Virginia, e dos filhos de Mauro Mendes.
Operação Heritage, investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro decorrentes do acordo de 308 milhões de reais entre o Estado de Mato Grosso e a Operadora Oi, durante o governo de Mauro Mendes.
Também são investigados o deputado federal Fábio Garcia, do União Brasil, atual candidato a vice-governador e que foi chefe da Casa Civil de Mendes, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ricardo Almeida, que à época do acordo com a Oi S.A. atuava como advogado.
A Polícia Federal afirmou “que o ex-governador Mauro Mendes e seus familiares montaram um mecanismo complexo para desviar e incorporar verbas estaduais ao seu patrimônio particular”.
De acordo com a PF, “Mendes utilizou a estrutura de fundos de investimentos para transformar o dinheiro pago pelo Estado em patrimônio privado da sua família”.
Ao todo, foram 25 buscas e apreensões em endereços ligados aos investigados, e o bloqueio de bens de 85 pessoas físicas e jurídicas, entre elas, a ex-primeira-dama Virgínia Mendes e os 3 filhos, além do ex-secretário Mauro Carvalho, esposa, filha e o genro, além do bloqueio e a indisponibilidade de bens até o limite aproximado de 316 milhões de reais.
Dino pediu ainda a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-governador Mauro Mendes e sua esposa Virginia Mendes, do deputado federal Fábio Garcia, do ex-secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e do conselheiro do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, Ulisses Rabaneda.
O ministro Flávio Dino, determinou também outras medidas cautelares contra os alvos da Operação Heritage, entre elas estão a proibição de deixar o país, o recolhimento dos passaportes e a proibição de contato entre os investigados, com exceção de comunicações estritamente familiares.
A medida busca evitar risco de evasão, alinhamento de versões, ocultação de provas e possíveis interferências na produção de elementos da investigação.
Outra decisão do ministro determinou que o extinto Banco Master, de Daniel Vorcaro, apresente toda a documentação relacionada aos fundos de investimento ligados ao grupo político do ex-governador Mauro Mendes, que a Polícia Federal diz que foram usados para desvio de dinheiro público no caso Oi.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina