| 05 Campanha impulsiona coleta de leite humano em 82% no Hospital Geral de Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
O Banco de Leite Humano Dr. José de Faria Vinagre, do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, registrou um aumento de 82% na coleta de leite humano entre maio e junho de 2026.
O crescimento foi resultado de uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de leite materno, aliada à intensificação das visitas domiciliares realizadas pela equipe da unidade.
Em maio, o Banco de Leite realizou 18 visitas domiciliares, acompanhou 27 doadoras e arrecadou 34 litros de leite humano.
Diante da redução nos estoques, o Hospital Geral reforçou a divulgação da campanha para sensibilizar mães lactantes sobre a importância da doação, essencial para a alimentação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal.
A mobilização trouxe resultados já no mês seguinte.
Em junho, o número de visitas domiciliares aumentou para 96 e o total de doadoras acompanhadas passou de 27 para 97 mulheres.
Com isso, a coleta chegou a 62 litros de leite humano.
De acordo com o coordenador do Banco de Leite Humano, Marcus Carvalho, o crescimento demonstra a eficácia da integração entre as ações de comunicação e o atendimento prestado pela equipe.
Além da coleta domiciliar, o Banco de Leite oferece orientação especializada sobre amamentação, ordenha e armazenamento adequado do leite humano, garantindo qualidade e segurança para mães e bebês.
Mulheres que estejam amamentando, tenham excedente de leite e desejem se tornar doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Geral pelo WhatsApp (65) 99601-1802.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima