| Campanha ‘Coração na Batida Certa’ alerta para a prevenção da morte súbita.mp3 |
Jurandir Antonio
Doze de novembro é o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita. Em todo o Brasil a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas realiza a campanha ‘Coração na Batida Certa’ que tem como missão divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que acomete mais de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 320 mil pessoas todos os anos.
Em Cuiabá, a data será celebrada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas no Hospital Geral Universitário com estudantes e residentes de cardiologia que estarão passando informações para a população como alerta para se evitar mortes súbitas causadas por doenças cardiológicas.
Este ano o ‘garoto propaganda’ da campanha é o cantor sertanejo Sérgio Reis que lembra a arritmia pode acontecer com todas as idades e alerta que qualquer alteração como ‘batedeira’ no ritmo do coração deve-se procurar o cardiologista imediatamente para evitar mortes por paradas cardíacas.
Uma das maneiras de se prevenir a morte súbita é adquirir hábitos de vida saudáveis como, alimentação balanceada, rica em fibras, frutas e redução de gorduras e carboidratos; fazer atividade física orientada; não ingerir ou exceder no consumo de bebidas alcoólicas; não fumar; melhorar o controle da saúde emocional.
Os mais pré-dispostos a riscos são os que tem histórico de morte súbita em familiar de primeiro grau, jovem, abaixo de 30 anos com doenças arritmogênicas congênitas e pessoas que tenham obesidade, diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado.