Campanha alerta para os riscos de acidentes com rede elétrica. Muitos são fatais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, junto com a Energisa e outras distribuidoras, lançou a 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica.

Segundo dados divulgados pela associação, até julho de 2023, Mato Grosso registrou seis acidentes fatais.

O levantamento mostra ainda que, em 2022, o ponto mais sensível no Centro-Oeste foram acidentes envolvendo operação de máquinas e equipamentos agrícolas como colheitadeiras e pulverizadores, que, pela altura, podem entrar em contato com as redes de distribuição de energia.

A associação registrou 83 incidentes com a rede elétrica na região. Desses, infelizmente, 38 morreram.

Além de ocorrências com cabos energizados, podem acontecer acidentes com eventos naturais como queda de árvores, construção e manutenção predial e ligações clandestinas de energia, o chamado “gato”

Também podem ocorrer acidentes com crianças, idosos e pessoas que direta ou indiretamente têm funções ou relação com a rede elétrica, seja no ambiente doméstico, lazer ou profissional.

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Heitor Galdino, é importante tomar alguns cuidados, que podem até parecer óbvios, mas que muitas vezes no dia a dia são deixados de lado.

Ele ressaltou que é preciso ficar atento a aparelhos que estão danificados, cabos ressecados, plugues quebrados para evitar acidentes graves.

Além disso, outros cuidados básicos devem ser tomados, como ter atenção especial em áreas molhadas como lavanderias, cozinhas e banheiros porque a água é um excelente condutor de energia.

Não soltar pipas em áreas próximas a rede elétrica, pois podem provocar curto-circuito e rompimento de cabos, e não usar aparelhos celulares ligados a tomada.

E por último, é importantíssimo contratar profissionais habilitados e com experiência quando o assunto envolver energia elétrica.