Câmara de Vereadores aprova Comissão Processante que pode cassar o prefeito de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Montagem/ Câmara de Cuiabá

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou por 16 votos a favor e oito contrários, uma Comissão Processante que pode resultar na cassação do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, do MDB.

A votação aconteceu uma semana depois de Pinheiro ter sido afastado do cargo, suspeito de chefiar uma organização criminosa que desviou dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde.

Emanuel ficou poucas horas afastado, e retornou ao cargo após uma decisão do STJ, Superior Tribunal de Justiça.

O pedido de Comissão Processante foi feito pelo vereador Felipe Corrêa, do Cidadania, na última semana, quando o gestor cuiabano foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Após a aprovação, foram sorteados para compor a Comissão Processante, os vereadores Edna Sampaio, do PT, Rogério Varanda, do MDB, e Wilson Kero Kero, do Podemos. Todos eles votaram a favor da abertura da investigação. 

Ainda nesta terça-feira, os vereadores definiram que Wilson Kero Kero vai presidir os trabalhos, enquanto Rogério Varanda será o relator e a vereadora Edna Sampaio irá compor como membro.

A Comissão Processante terá 90 dias para fazer toda investigação e no final, apresentar um relatório pedindo a cassação ou a absolvição do prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante o processo de investigação da Câmara de Vereadores, o prefeito continua no cargo.