Câmara aprova realização de plebiscito. População cuiabana vai escolher entre VLT e BRT.mp3 |
Foto da manchete: Governo de MT/Reprodução - Edson Rodrigues/Secopa
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo que prevê a convocação de um plebiscito para consultar a população cuiabana sobre qual modal de transporte público deve ser implantado na capital, o VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, ou BRT, Ônibus de Trânsito Rápido.
A proposta foi aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira, com 17 votos favoráveis e três contrários.
O Projeto de Decreto é de autoria dos vereadores Dídimo Vovô, do PSB, Professor Mário Nadaf, do PV, Juca do Guaraná Filho, do MDB, Sargento Vidal, filiado ao Solidariedade, e Rodrigo Arruda e Sá, do Cidadania.
De acordo com a proposta, a Câmara Vereadores "convocará consulta plebiscitária sobre o assunto, com base na Lei Orgânica Municipal, para que a população Cuiabana opine sobre qual o modal de transporte público a ser aprovado, entre a implantação do BRT ou a conclusão do VLT.
A data para realização e o custo do plebiscito ainda não foram definidos.
Na mesma sessão, foi aprovado ainda o Projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando, do Republicanos, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de filmar, gravar e transmitir ao vivo, via internet, as sessões públicas das licitações presenciais e facilitar o acesso ao sistema eletrônico ativo em cada licitação eletrônica, no âmbito do município de Cuiabá”.
A proposta recebeu 22 votos favoráveis, e agora segue para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro.