| 07 CALORÃO. Agosto termina com temperaturas extremas registradas em vários municípios de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Os últimos dias de agosto foram marcados por um calor extremo em alguns municípios de Mato Grosso.
Mas o início de setembro deve trazer um alívio momentâneo com queda nas temperaturas provocada por uma frente fria.
Porém, o estado deve ter altas temperaturas ao longo deste mês. devem permanecer acima da média em boa parte de setembro.
Nesta segunda-feira, último dia de agosto, por exemplo, Rondonópolis registrou 42,3°C, segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.
Foi a maior temperatura registrada no Brasil em 2026 até agora.
No domingo, Nova Xavantina tinha marcado 41,7°C e ocupado temporariamente o topo do ranking.
Cuiabá também terminou agosto quebrando recordes.
A capital chegou aos 41,2°C no domingo, e voltou a registrar temperatura acima dos 40°C nesta segunda-feira.
O calor colocou Cuiabá entre os destaques das temperaturas extremas registradas no país no encerramento do mês.
A mudança começa com o avanço de uma nova frente fria pelo Sul e Sudeste do Brasil, que também aumenta as instabilidades no Centro-Oeste a partir desta terça-feira.
Em Mato Grosso, os efeitos aparecem principalmente com aumento de nebulosidade, mudança na direção dos ventos e possibilidade de pancadas de chuva nas regiões sul, sudoeste e oeste do estado.
Em Cuiabá, por exemplo, a Climatempo prevê máxima em torno de 36°C nesta terça-feira, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva durante a tarde.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti