Brasil prevê safra de quase 355 milhões de toneladas de grãos, segundo a Conab

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

O Brasil deve produzir quase 355 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/2026, de acordo com a segunda estimativa divulgada na última semana pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. 

O volume permanece estável em relação ao primeiro levantamento, mas a estatal alerta para a influência do clima em várias regiões produtoras.

A área total de plantio deve chegar a mais de 84 milhões de hectares, aumento de 3,3% frente ao ciclo anterior.

A produtividade média nacional está estimada em quatro mil 203 quilos por hectare, projeção que ainda pode ser revista de acordo com o comportamento do clima ao longo da temporada. 

Em Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, o plantio da soja avança em ritmo semelhante ao da safra passada, mas não nas condições ideais. 

De acordo com a Conab, a instabilidade climática registrada em outubro, especialmente a irregularidade das chuvas, prejudicou parte das áreas semeadas no início do mês. 

Algumas lavouras sentiram a falta de água, o que pode afetar a quantidade de plantas por hectare.

O milho também segue em desenvolvimento no estado dentro da média histórica, mas ainda depende da regularização das chuvas para garantir melhor estabelecimento das áreas do primeiro ciclo.