Batidas de veículos em postes deixam mais de 100 mil pessoas sem energia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria Energisa MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

De janeiro a abril de 2025, a Energisa Mato Grosso registrou 298 batidas em postes de energia em todo o estado, um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses acidentes de trânsito causam danos nas redes elétricas das áreas urbanas e rurais.

Além do risco à vida, cerca de 101 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência de batidas contra postes só neste ano.

Os números preocupam e ascendem as discussões sobre a segurança no trânsito.

Entre os acidentes estão: caminhão de coleta de lixo, moto em alta velocidade, carro conduzido por motorista sem CNH, caminhão fazendo manobra em lugar proibido, moto que invadiu o canteiro, entre outras situações de desrespeito às leis de trânsito.

Segundo o gerente de operações da Energisa Mato Grosso, Anderson Rodrigues, o risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia.

Os dados divulgados pela concessionária Energisa reforçam a importância do Maio Amarelo, mês do movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito, em que a direção defensiva para um trânsito mais seguro é abordada com maior frequência.

Em um acidente com poste, fique atento a essas orientações.

Os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que vai realizar os procedimentos com a máxima segurança.

Por outro lado, quem se deparar com um acidente nesses casos também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo telefone 0800 646 4196.