Aumento dos casos de acidentes com animais peçonhentos faz Secretaria de Saúde emitir alerta

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A SES, Secretaria Estadual de Saúde, fez um alerta epidemiológico sobre ataque de animais peçonhentos.

A medida visa intensificar ações que previnam acidentes com as espécies.

O maior número de acidentes foi com escorpião.

De acordo com dados SINAN, Sistema de Informação de Agravos de Notificação, de janeiro a 24 de outubro deste ano, foram notificados dois mil 792 casos de acidentes por animais peçonhentos no Estado.

Os acidentes registrados foram classificados da seguinte forma: mil 258 por escorpiões, mil nove por cobras, 153 por aranhas e 122 ataques provocados por abelhas, entre outros.

Os três municípios com maior número de casos notificados de acidentes por animais peçonhentos foram Cuiabá, com 818 notificações, Cáceres, 242 notificações e Várzea Grande, 87 notificações.

Os agentes de saúde alertam que a população mantenha os quintais limpos, evite o acúmulo de telhas e tijolos, sacudir roupas antes de usá-las e, para os donos de terrenos baldios, sugere a limpeza permanente para evitar que estes animais se abriguem nestes locais.

Para os municípios, a Secretaria de Saúde orienta a intensificação das campanhas de prevenção por meio da produção de cartazes e treinamento dos agentes, além de manter o estoque de soro antiofídico.

Em caso de picada de um dos bichos citados, o Estado orienta que a vítima procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.