Aumento da tensão na guerra entre Israel e Hamas preocupa pecuaristas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A escalada da guerra entre Israel e o Hamas provoca apreensão também em Mato Grosso, já que aquela região em conflito é um importante mercado consumidor de carne bovina mato-grossense.

Israel, por exemplo, é o 11º maior comprador de carne de Mato Grosso e a preocupação dos pecuaristas é de que o agravamento da guerra possa provocar impactos na economia estadual.

Segundo o presidente da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Oswaldo Ribeiro Júnior, toda guerra, por menor que seja, impacta de alguma forma negativamente no comércio mundial.

Na avaliação dele, no caso de Israel, se a guerra for curta e ficar restrita apenas à região inicial, os impactos comerciais, no caso da pecuária, podem ser menores.

Já o Egito, país vizinho a Israel, e estratégico no conflito com o Hamas, é um dos cinco maiores compradores de carne bovina brasileira e o segundo maior importador de carne de Mato Grosso.

A Arábia Saudita também está entre os 10 maiores compradores de carne brasileira.

A guerra, caso se espalhe por outros países do Oriente Médio, pode gerar bloqueios de tráfego em rotas comerciais, principalmente pelo Canal de Suez, que vão complicar o transporte de produtos para todos os países da região.