Aulas do cursinho MEDacesso da UFMT vão debater a situação chamadas minorias sociológicas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O cursinho popular MEDacesso, curso pré-vestibular organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, realiza durante os dias 12 e 14 de novembro a série de aulas especiais “Maiorias”.

Com o objetivo de contemplar a área da sociologia que aborda os movimentos sociais de minorias, a atividade, que faz um trocadilho com o nome das chamadas minorias sociológicas, por estas constituírem maioria da população, será aberta ao público e acontecerá de forma totalmente virtual.

A programação conta com a realização de seis aulas que vão abordar o Movimento de Pessoas com Deficiência, Movimento LGBT, Feminismo, Movimento Negro, Movimento Indígena e Feminismo Negro.

Para Tiago Cruz, estudante de Medicina da UFMT e professor de filosofia e sociologia no MEDacesso, a iniciativa de construir uma agenda que discute essas temáticas da sociologia é importante para difundir o conhecimento acerca do assunto.

“Minorias é um termo utilizado em sociologia para se referir a grupos que tem participação, representação e protagonismo minoritários em espaço de poder, além de costumeiramente ter sua dignidade violada tanto por violências explicitas quanto por simbólicas, reproduzidas historicamente”, explica o professor.

Toda as aulas do especial “Maiorias” serão ministradas por meio do Google Meet.

Mais informações podem ser encontradas na conta do MEDacesso no Instagram do projeto.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.