Audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater o Sistema de Regulação do SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Sistema de Regulação do SUS, Sistema Único de Saúde em Mato Grosso, será tema de audiência pública nesta terça-feira, pela manhã, na Assembleia Legislativa.

O objetivo é debater a fila do SUS, as mudanças no complexo regulador, os problemas que persistem, e a necessidade de melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes nas diversas regiões do estado e em Cuiabá.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, o deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, o papel da regulação é racionalizar o acesso dos pacientes ao atendimento.

Ele disse ainda, que o objetivo da audiência é desatar os “nós” que persistem no sistema de regulação.

A regulação faz parte dos princípios de organização do SUS e tem como objetivo definir onde cada paciente será atendido, assegurando equidade a partir da avaliação dos casos mais urgentes e mais complexos, de modo a criar uma ordem de prioridade.

O maior gargalo da regulação atualmente é a falta de transparência nesse acesso e nos critérios de priorização, levando a longas filas e desigualdade no acesso.

Depois das audiências públicas realizadas pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa em Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta, em agosto, foi criado um grupo de trabalho para revisar o fluxo na região Norte de Mato Grosso e melhorar o acesso da população.

Nas audiências, pacientes e profissionais de saúde relataram diversos problemas, agravados com as mudanças feitas na regulação em maio.

Entre eles, muita demora para regular os pacientes e escolha de hospitais em municípios muito distantes, mesmo havendo hospitais regionais no município ou em municípios próximos.