Audiência pública em Quatro Marcos vai debater o fortalecimento da agricultura familiar na região oeste de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Com objetivo de debater a vocação produtiva na agricultura familiar da região oeste do estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai promover uma audiência pública sobre o tema em São José dos Quatro Marcos.  

O evento acontece no dia 22 de novembro, a partir das oito horas da manhã, no Parque de Exposições do município.

O deputado estadual Doutor Gimenez, do PV, autor da proposta, explica que o evento vai reunir os produtores rurais para definir estratégias de desenvolvimento regional, tendo em vista que a agricultura familiar é importante na produção de alimentos e na geração de emprego e renda.

“Desta forma, vamos contribuir significativamente para a garantia da segurança alimentar e o desenvolvimento rural do estado. Precisamos oferecer aos produtores condições para continuar em suas propriedades, principalmente os mais jovens, o que envolve estrutura, informação técnica e investimentos”, destaca o parlamentar.

Dados do Governo Federal apontam que a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Em Mato Grosso, mais de 104 mil famílias são responsáveis pela produção de alimentos para consumo dos moradores dos 141 municípios do estado.

 “Infelizmente, o que temos visto sucessivamente, nos últimos dez anos, é a migração das populações da nossa região para outros locais do estado ou do país, em busca de melhores condições de estudo e trabalho. O reflexo é que, hoje, sete dos 22 municípios da região oeste enfrentam risco de serem extintos pelo governo federal”, avalia Doutor Gimenez. 

Segundo o deputado, entre os municípios com menos de cinco mil habitantes que podem ser afetados pelo novo pacto federativo proposto pelo governo Bolsonoro estão: Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Vale do São Domingos e Conquista D’Oeste. 

Após a audiência pública, será realizado o primeiro Fórum da Agricultura Familiar da Região Oeste, com a participação comunidades rurais para traçar metas para 2020.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.