Audiência pública convocada pelo deputado Henrique Lopes vai debate irregularidades nos empréstimos consignados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Gilberto Leite

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa realiza na manhã desta sexta-feira, uma audiência pública para discutir os empréstimos consignados contratados por servidores públicos estaduais, tanto ativos quanto aposentados. 

O evento foi proposto pelo deputado estadual Henrique Lopes, do PT, que também é dirigente do Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, e acontece em meio ao aumento da pressão por apuração das fraudes envolvendo empréstimos consignados a servidores públicos estaduais.

Lopes convidou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, para esclarecer as ações do governo diante das recentes denúncias de irregularidades nessa modalidade de crédito.

As fraudes foram denunciadas por seis sindicatos, entre eles o Sintep, e pela Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos de Mato Grosso.

Juntas, essas entidades ingressaram com ação judicial, exigindo a responsabilização dos culpados e a suspensão das práticas ilegais.

Segundo Lopes, o objetivo da audiência pública é ter um tempo maior para parlamentares, sindicatos e servidores cobrarem explicações do secretário sobre o esquema que ficou conhecido como “farra das consignados”.

Henrique Lopes lembrou que as primeiras denúncias de descontos indevidos foram feitas ainda em 2023 por servidores e sindicatos, mas o governo do Estado só tomou providências este ano.

Dados divulgados pela Seplag, Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, até abril deste ano, 62 mil 135 contrataram empréstimos com desconto em folha, sendo cerca de 37 mil servidores da ativa e quase 25 mil inativos.