| 02 Ataques por animais peçonhentos crescem 68% em Cuiabá este ano. Acidentes com escorpiões lideram.mp3 |
Foto da manchete: Tony Winston/Agência Brasília
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Cuiabá registrou um aumento expressivo nos casos de acidentes com animais peçonhentos em 2025.
Segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, houve uma alta de 68,2% no número de ataques até abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024.
A média semanal de notificações subiu de 14,8 em 2024 para 24,9 casos por semana em 2025.
No total, foram 105 atendimentos no último mês, sendo 93 envolvendo moradores da capital e 12 de outros municípios.
Os acidentes com escorpiões continuam liderando as ocorrências, com 82 casos registrados em abril.
Também foram notificados acidentes com aranhas, cobras, e outras espécies como lagartas, abelhas, bagres e arraias, que somaram nove registros.
De acordo com o boletim, os bairros de Cuiabá com maior quantidade de acidentes foram Grande Terceiro e Ribeirão do Lipa.
A maioria dos casos aconteceu em áreas urbanas, mesmo com a redução no número de bairros com registros em comparação aos meses anteriores.
Apesar de abril ser um período de menor volume de chuvas, a temporada chuvosa se estendeu este ano, o que pode ter favorecido a presença de animais peçonhentos em regiões residenciais.
Em caso de acidente, a recomendação é buscar atendimento imediatamente no Hospital Municipal de Cuiabá, onde funciona o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, com suporte 24 horas pelo telefone 0800-722-6001.