| Assembleia Legislativa realiza evento com objetivo de combater a LGBTfobia nesta segunda-feira.wav |
Foto da manchete: Fablicio Rodrigues
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com o tema “O combate à LGBTfobia: Direito à vida e cidadania”, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, nesta segunda-feira, a partir das nove horas da manhã, uma audiência pública por videoconferência para debater políticas públicas para combater a LGBTQIAfobia.
O debate foi requerido pelo deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, em parceria com a Organização da Parada da Diversidade Sexual em Mato Grosso e diversas entidades do movimento LGBTQIA+ no estado.
“O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo, o que mostra o quanto ainda precisamos de políticas públicas para defender o direito das pessoas LGBT. Por isso é tão urgente a mobilização para lutar por cidadania e por direitos. A homofobia é crime”, afirmou Lúdio Cabral.
A audiência faz parte das comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBT+.
“Na audiência pública, vamos discutir e debater questões relacionadas aos direitos humanos da população LGBTQIA+. Esse é um momento que tentam silenciar a nossa população, retirar nossa cidadania”, afirmou Clóvis Arantes, membro da Organização da Parada da Diversidade e um dos palestrantes da audiência.
A coordenadora do Coletivo Negro Universitário, Lupita Amorim, que também será palestrante, destacou a necessidade de as discussões gerarem políticas públicas efetivas.
“Na prática, temos muito a avançar ainda para que haja políticas públicas efetivas que cheguem até nós. O fato de estarmos dialogando no mês de junho na Assembleia Legislativa é fruto da luta e das reivindicações do movimento LGBT, outros movimentos sociais e entidades aliadas. Mas esse debate não deve acontecer só no mês de junho, porque nós existimos todos os meses do ano”, afirmou a coordenadora.
A transmissão do evento será feita pela página www.facebook.com/LudioMT e pela TV Assembleia, canal 30.1.