07 Assembleia Legislativa realiza audiência pública em Rondonópolis para debater feminicídio em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Gabinete AL
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada estadual Edna Sampaio, do PT, promove audiências públicas para debater os alarmantes índices de feminicídio e violência doméstica em Mato Grosso.
Um dos municípios contemplados será Rondonópolis, onde a audiência acontece no dia 15 de setembro, às duas horas da tarde, na Câmara Municipal.
Somente entre janeiro e agosto de 2025, Mato Grosso registrou 37 feminicídios, de acordo com dados do Observatório Caliandra do Ministério Público Estadual.
Esse número representa quase 80% dos 47 casos contabilizados em todo o ano de 2024.
Segundo a parlamentar, as audiências vão subsidiar a Comissão Especial de Enfrentamento ao Feminicídio e à Violência Doméstica, criada na Assembleia Legislativa atendendo a requerimento de sua autoria.
O objetivo é realizar estudos detalhados e científicos sobre o feminicídio em Mato Grosso, focando nas responsabilidades institucionais do Estado.
Estes estudos visam identificar as falhas na proteção da vida das mulheres e fornecer aos governos federal, estadual e municipal um panorama dos problemas e possíveis soluções.
Outra meta da Comissão é engajar a sociedade no combate à violência contra as mulheres e na defesa de suas vidas por meio da participação popular. Para isso, serão realizadas audiências públicas, entre outras ações.
Além de Rondonópolis, acontecerá audiências públicas também em Cuiabá, no próximo dia 11 de setembro, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e em Cáceres, no dia 18 de setembro, na Câmara Municipal.