Assembleia Legislativa e Senado realizam audiência conjunta para debater propostas para a COP30

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Carlos Avallone, do PSDB, e o senador Wellington Fagundes, do PL, integrante da Comissão de Meio Ambiente do Senado, coordenam, nesta segunda-feira, uma audiência pública conjunta para discutir as propostas de Mato Grosso que serão levadas à COP 30, a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro.

A audiência será realizada pela manhã, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, com transmissão online pela TV Assembleia e TV Senado.

A reunião terá a presença de parlamentares, especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades ambientais.

O deputado Carlos Avallone explica que tomou a iniciativa de convocar a audiência conjunta como forma de oportunizar o debate dos agentes públicos locais com a sociedade organizada.

O deputado disse ainda que serão apresentadas também na COP legislações ambientais avançadas de Mato Grosso, como a nova Lei do Pantanal, de sua autoria, e o Estatuto do Pantanal de autoria do senador Wellington e sancionado pelo presidente da República no dia primeiro de outubro.

Já o senador Wellington Fagundes destacou a importância de políticas públicas que unam produção, conservação ambiental e inclusão social.

Segundo o parlamentar, o estado de Mato Grosso, que abriga os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, tem papel estratégico nas discussões ambientais nacionais e globais.