Assembleia Legislativa e MPF firmam parceria para combater a violência política de gênero

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Jardel da Silva/Assessoria de Gabinete

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, do PSB, e a deputada Janaína Riva, do MDB, firmaram uma parceria com o Ministério Público Federal para a implantação de um núcleo de combate à violência política de gênero na Casa de Leis.

A parceria foi sacramentada durante reunião na sede do MP, em Cuiabá, com o procurador federal eleitoral, Ricardo Pael, no início desta semana.

Na ocasião, Max destacou a importância do trabalho conjunto do Ministério Público Federal, com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, também com o Ministério Público do Estado, enfim, além de outros órgãos para o enfrentamento de um tema que está muito sensível no estado de Mato Grosso.

O presidente da Assembleia Legislativa explicou que o novo núcleo será um espaço de acolhimento, orientação e ação concreta para garantir que a política seja um ambiente de respeito, igualdade e segurança para todas e todos.

Já a deputada Janaína Riva lembrou que essa é uma iniciativa inovadora no estado.

De acordo com a parlamentar, será uma parceria pioneira. Ela ressaltou que agora Mato Grosso terá um núcleo de combate à violência política de gênero, e isso é uma boa notícia para as mulheres que atuam na política no estado.

O novo núcleo deverá funcionar junto à Procuradoria da Mulher, na Assembleia Legislativa.

Para o procurador Ricardo Pael, essa cooperação será muito produtiva para abrir mais canais de acesso das vítimas ao Ministério Público, como também para divulgar as ações bem-sucedidas e assim encorajar as vítimas a fazer as suas denúncias.