Assembleia Legislativa discute a situação da Saúde Indígena em Mato Grosso nesta terça-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira, pela manhã, na Sala de Comissões, uma audiência pública para discutir a situação da Saúde Indígena em Mato Grosso.

A audiência deve contar com a participação de lideranças de povos indígenas, profissionais da saúde indígena e gestores.

O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, é médico sanitarista e já trabalhou na Saúde Indígena em aldeias em Mato Grosso.

O secretário Nacional de Saúde Indígena, Ricardo Nascimento Costa, deve participar de forma remota.

Estão previstas também a presença da presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Eliane Xunakalo, e os coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas de Cuiabá, do Araguaia, Xavante, do Xingu e DSEI Kaiapó,

Na audiência serão apresentadas condições de estrutura e levantamentos com dados epidemiológicos, indicadores de mortalidade infantil e de diversas doenças, que mostram a situação de saúde dos indígenas atendidos por cada um dos cinco Distritos Sanitários Indígenas de Mato Grosso.

Essas unidades de saúde estão distribuídas em diferentes regiões, de modo a garantir assistência aos 43 povos originários que habitam o Estado.