Assembleia Legislativa aprova em 2ª votação projeto que cria pomar urbano em áreas públicas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Foi aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Thiago Silva, do MDB, que visa a criação de pomares urbanos nas áreas públicas, em Mato Grosso.

A proposição tem o objetivo de promover o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas, que não estão previstas no conjunto urbanístico declarado como Patrimônio Histórico da Sociedade.

O plantio deverá ser feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva, objetivando atender aos programas de manutenção e ampliação de áreas verdes no estado.

Segundo o deputado, este é um importante projeto aprovado na Semana do Meio Ambiente que tem o foco em promover a arborização, a diminuição das temperaturas, o sombreamento e a segurança alimentar.

O “Projeto Pomar Urbano” visa também conscientizar ambientalmente a população, inclusive estudantes, da necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem.

Na opinião da professora Suelen Braga, a arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos e quando frutíferas podem até mesmo contribuir para o combate à fome.

Com a aprovação em segunda votação na Assembleia Legislativa, o projeto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.